Home
  • POR TEMA
  • Cáncer de cuello uterino
  • Cáncer de mama
  • Diversos tipos de cánceres
Volver al listado >>
  • Comentario
  • 0


  • Fue útil? . Esta nota fue útil para 0 personas.

Profissionais do Instituto Oncoguia recebem prêmio de psico-oncologia

O prêmio foi entregue durante o XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, realizado pela SBPO durante o XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), em Belém (PA), de 29 a 31 de agosto de 2018.



No início da década de 1970, a psiquiatra norte-americana Jimmie Holland desenvolveu as bases da psico-oncologia ao se dedicar ao cuidado com os aspectos psicossociais de pacientes com câncer e dos seus familiares. Na última sexta-feira, 31 de agosto, o prêmio que tem seu nome foi concedido pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) a Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, e Regina Liberato, do Comitê Científico Multidisciplinar da organização.

Ambas foram homenageadas pela sua trajetória na psico-oncologia. Psicóloga com especialização em Psicologia Hospitalar, Psico-Oncologia e Bioética, Luciana Holtz atuou por anos atendendo e orientando pacientes com câncer e seus familiares – até fundar o Instituto Oncoguia, em 2009, e ampliar sua atuação na área. Antes, em 2003, já havia criado o Portal Oncoguia, percursor da organização não-governamental. Regina Liberato é especializada em Psico-Oncologia e em Psicologia Analítica Coligada às Técnicas Corporais. Também recebeu o prêmio a psico-oncologista Marília Aguiar, coordenadora da Pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

As premiadas foram escolhidas após indicação de associados da SBPO. “Quem me conhece sabe o quanto me orgulho de ter no meu currículo e na minha alma a formação em psico-oncologia. Atribuo, com muita certeza, grande parte das minhas conquistas a essa especialização e sei que meu olhar e minhas escolhas também sempre foram e ainda são muito influenciados por essa área, que coloca o cuidado integral, o acolhimento, a interdisciplinaridade, o diálogo, a verdade e a vontade do paciente como prioridades”, disse Luciana Holtz. Regina Liberato, que presidiu a SBPO de 2010 a 2013, declarou: “Acompanhei a idealização desse prêmio e sei o quanto as pessoas envolvidas nesse projeto queriam materializar o significado da importância de um profissional para uma comunidade.”

O prêmio foi entregue durante o XIV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, realizado pela SBPO durante o XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), em Belém (PA), de 29 a 31 de agosto de 2018.



Fuente: Instituto Oncoguia